Home Guide Roteiro recomendado Viajar para o Vietnam do Norte e para o centro do país em 18 dias

Viajar para o Vietnam do Norte e para o centro do país em 18 dias

Vamos contar-lhe a história de viagem de um grupo simpático de viajantes que fez uma viagem organizada ao Vietnam Central e do Norte durante 18 dias em Abril de 2023 com a Horizon Vietnam Travel. Como os acompanhámos, pudemos recolher as suas impressões. Este texto não tem por objetivo apresentar em pormenor todas as etapas da viagem, mas sim dar uma ideia geral do que pode oferecer uma viagem organizada ao Vietnam com a Horizon Vietnam Voyage!

O grupo formado é composto por 11 viajantes do sudoeste de França, e agradecemos-lhes muito por nos terem acolhido na sua viagem!

Preparação da viagem, intercâmbios com a agência

A preparação do itinerário e do programa é já o início da viagem. É confiada à consultora Thuy Luu que troca inúmeras vezes com o grupo e, em particular, com Marie-France, porta-voz do grupo. Esta etapa crucial, iniciada no final de 2022, desenrola-se lentamente ao longo de cerca de dois meses. Para um grupo de 11 pessoas, é importante ter tempo para discutir e ouvir os desejos de todos, para que todos fiquem satisfeitos com o projecto, tanto em termos de experiência como de orçamento. Finalmente, depois de muitos ajustes, a versão 7 é validada, chama-se “WILDLAND DO NORTE E CENTRO EM 18 DIAS E 17 NOITES”, vamos à aventura…

Chegada ao Vietnam

Depois de as formalidades do visto terem sido cumpridas pela agência, só falta preparar a mala e entrar no avião. Algumas horas mais tarde, é uma noite (mais ou menos) bem dormida no ar, acordando de manhã cedo sobre Hanói.

O guia e o motorista estão à chegada para receber os viajantes e acompanhá-los até à agência de viagens. De facto, na Horizon Vietnam Voyage, a tradição é receber os nossos clientes na nossa agência de Hanói para se conhecerem, mas também para explicar a viagem, trocar dinheiro, dar um cartão SIM local… e até há alguns presentes e frutos exóticos na época!

Além disso, é dado um pequeno concerto de música local para entrar no clima da viagem.

Depois, dirigimo-nos para o hotel para nos refrescarmos e descansarmos um pouco.

O resto do dia é livre para descobrir Hanói. Um passeio pelos bairros antigos de Hanói, junto ao hotel, é o ideal: o antigo bairro colonial francês com a sua bela arquitectura e as ruas das 36 profissões e corporações estão cheias de actividade: uma confusão de veículos, pequenas lojas, práticas e hábitos que nada têm a ver com os do seu país ……

À noite, o dia termina idealmente com um jantar de convívio com alguns membros da agência e um concerto de música tradicional local. A imersão está a decorrer…

Mapa da nossa viagem

cartao de viagem para o vietname
Nossa jornada

Visita de Hanói

Os primeiros dias da viagem são dedicados à visita da capital. Alternamos visitas de sítios turísticos com passeios nos bairros. Visitamos, entre outros, o Museu de Etnografia do Vietnam, o Pagode Tran Quoc, o Templo da Literatura de Hanói, o Templo Ngoc Son “Montanha de Jade”. Damos um passeio ao longo da margem do Lago da Espada Restituída, oportunidade de contemplar o belo Lago Hoan Kiem ao anoitecer.

lago hoan kiem hanoi
Nas margens do lago Hoan Kiem

Assistimos a um grande clássico da cultura vietnamita, o espectáculo de dança das marionetas de água. Trata-se de uma arte cénica notável e muito popular no Vietnam.

Partida para o campo e as montanhas, a caminho de Vu Linh

Após dois dias na capital vietnamita, partimos para a região de Yen Bai. Um pequeno autocarro com cerca de 20 lugares vai buscar-nos ao nosso hotel.

Durante a viagem, as paisagens mudam: de urbanas a periurbanas, depois muito rurais à medida que nos aproximamos das aldeias das minorias étnicas. Cuong, o nosso guia, dá-nos instruções durante a viagem, contando-nos histórias diferentes. O tempo voa…

Paramos no caminho para almoçar no equivalente a uma estação rodoviária.

yen bai vu linh
Uma pequena parte do nosso grupo e o nosso pequeno e simpático autocarro

Chegamos à casa do nosso anfitrião ao início da tarde e instalamo-nos numa grande casa de Dao branca sobre estacas. O ambiente é realmente tranquilo e rejuvenescedor.

À tarde, fazemos um belo passeio de barco no lago Thac Ba (o maior lago do norte do Vietnam). Esta é uma oportunidade para observar as actividades de piscicultura e admirar as belas paisagens específicas da região. Após o cruzeiro, regressamos a pé ao nosso alojamento no coração da aldeia de Dao.

casa sobre palafitas no vietname
A nossa casa de família

À noite, somos brindados com uma refeição deliciosa preparada pelo nosso anfitrião. Ele junta-se a nós para partilhar alguns copos de álcool de arroz. E depois do jantar de convívio, passamos uma noite agradável no nosso confortável espaço partilhado.

noite de homestay em mai chau
A nossa primeira refeição em casa de um habitante local

Região montanhosa de Lao Cai, mercado étnico de Bac Ha

Nos próximos dois dias, estaremos na região de Lao Cai, nos arredores de Bac Ha. Conduzimos muito e paramos muitas vezes para apreciar a paisagem e visitar as jóias locais, como as muitas aldeias pitorescas habitadas por minorias locais, especialmente os H’Mong floridos.

As viagens são um pouco longas, mas todos se mantêm bem dispostos e a vantagem das viagens de autocarro é que é sempre possível fazer uma pequena sesta!

Fazemos uma boa caminhada até à aldeia de Di Thang, onde colocaremos a nossa bagagem durante uma noite. Temos a oportunidade de admirar os luxuriantes terraços de arroz, os campos de milho, encontrar os aldeões e os búfalos…

Participamos no mercado étnico semanal típico das minorias étnicas da região. Vêm com os seus cavalos, os seus búfalos e, na maioria das vezes, de mota para trocar os seus produtos. Estamos no coração de uma vida autêntica, fora do tempo…

Todas as noites, descobrimos uma nova casa de hóspedes, muito bem decorada e sempre muito bem recebida! A refeição preparada pelos nossos anfitriões é sempre deliciosa. Uma noite é particularmente animada, pois tocamos música e dançamos com os habitantes locais! Um momento memorável!

Ha Giang, estrada de montanha e paisagem calcária

Nos dias seguintes, entramos cada vez mais fundo nas montanhas vietnamitas. O percurso é uma viagem vertiginosa através das montanhas. Paramos muitas vezes para admirar as vistas e descobrir os locais durante pequenos passeios.

road ha giang

Descobrimos um dos mais belos miradouros, a porta do paraíso, que se estende por duas montanhas.

Atravessamos o planalto calcário de Dong Van. O cenário muda com vistas majestosas dos planaltos calcários marcados por rochas negras e terra alaranjada. Assistimos a cenas da vida local, como o transplante de arroz.

trapiano di riso
Transplante de arroz no Vietnam

Atravessamos o desfiladeiro de Ma Pi Leng, que oferece uma vista única. Como de costume, paramos para almoçar em pequenos restaurantes locais que servem comida tradicional. Arroz e todo o tipo de legumes e carnes.

A última noite na região de Ha Giang é passada em Bao Lac, uma cidade não turística, que parece ser típica das zonas montanhosas remotas. Dormimos as duas noites em pequenos hotéis e desfrutamos do conforto e da privacidade que estes estabelecimentos oferecem em comparação com uma estadia em casa. A alternância entre estes dois tipos de alojamento é ideal. Na última noite, alguns de nós encontram um pequeno salão de massagens local e desfrutam de uma mensagem revigorante por alguns euros!

De Bao Lac a Cao Bang

A parte seguinte da viagem leva-nos à região de Cao Bang, mais perto da fronteira com a China. A estrada é agora menos sinuosa e a vegetação muda de novo.

Visitamos os locais de interesse da região, como a gruta de Nguom Ngao, as cascatas de Ban Gioc e a aldeia de Phia Thap.

caverna nguom ngao
Caverna Nguom Ngao

cachoeira ban gioc
Cascata Ban Gioc

Passamos dias agradáveis no meio destas maravilhas naturais! Nunca estivemos tão perto da China, podemos mesmo ver as suas terras e os seus visitantes do outro lado!

Percorremos a histórica estrada nacional RC4, chamada a “estrada sangrenta”. Foi nesta estrada que os vietnamitas atacaram a força expedicionária francesa durante os anos 1940-1950. O rio Ky Cung oferece uma vista soberba sobre vales de arrozais e campos. As imagens da vida quotidiana continuam a passar diante dos nossos olhos…

Para o almoço, paramos no portão da fronteira vietnamita-chinesa, uma oportunidade para comprar produtos locais “made in china”!

Chegamos a Lang Son à tarde. Esta pequena e movimentada cidade comercial é um ponto de passagem para muitos produtos chineses. Jantar num restaurante local e pernoita no hotel em Lang Son.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Chegou a hora de deixar a região montanhosa do Vietnam do Norte. Vamos ao encontro de outro monumento do Vietnam: a Baía de Ha Long!

Após cerca de duas horas de viagem, embarcamos no barco e instalamo-nos no nosso confortável quarto com uma vista magnífica.

baia halong vietnam

Almoçamos enquanto vemos passar a lendária paisagem da baía de Ha Long, com pães de açúcar sobre a água até onde a vista alcança! O dia passará como um cruzeiro, tranquilamente, com algumas actividades como o caiaque, as aulas de culinária e sobretudo o relaxamento e a contemplação no convés. É tudo o que é preciso!

De Baía de Ha Long à Baía de Ha Long
Após um despertar idílico no barco, desembarcamos e o nosso pequeno autocarro está à nossa espera para partirmos para Ninh Binh por uma nova estrada que atravessa os vastos campos de arroz do Delta do Rio Vermelho, estando previstas várias paragens ao longo do caminho para tirar belas fotografias.

Terminamos o dia com um agradável passeio de bicicleta pela paisagem circundante.

ninh binh vietnam

Não muito longe dali, visitamos o pagode Bich Dong (o pagode de jade) que oferece uma vista panorâmica da baía de Ha Long.

Fazemos um belo passeio de barco no rio Ngo Dong. Ao longo do rio, aproximamo-nos das formações calcárias com as suas formas atormentadas cobertas por uma vegetação luxuriante plantada no meio de campos de arroz. É por isso que este sítio é chamado a Baía de Ha Long terrestre.

Hue – Aldeia de La Chu – Hoi An

Apanhamos um voo interno para Hue, no centro do país. Esta parte da viagem permite-nos conhecer um Vietnam diferente. Aprofundamos os nossos conhecimentos sobre a história vietnamita com uma visita à cidade imperial de Hue, uma visita obrigatória. É a única cidade imperial que ainda hoje é visível no Vietnam.

Fazemos um passeio de barco privado no rio Perfume, visitamos a aldeia de “LA Chu” na zona rural circundante. O ambiente é muito agradável e bucólico, vemos búfalos e visitamos um templo dedicado à cultura dos antepassados.

Chegados a Hoi An, é tempo de praia e de relaxamento. O nosso alojamento tem uma localização ideal, não muito longe da praia. Gostamos de nadar, fazer compras e comer fora.

Alguns de nós até optam por fazer mergulho no mar.

É o último dia completo da nossa viagem, que desfrutamos plenamente na serenidade e na calma. Amanhã, apanhamos um avião local para nos juntarmos ao nosso voo internacional.

Conclusão

Cada viagem é única, por isso esta também o é. É impossível exprimir por palavras todas as emoções e descobertas feitas. É preciso viver a experiência para o saber realmente.

No entanto, de acordo com as impressões mistas do nosso grupo, todos estão encantados com esta viagem e agradecem à organização da Horizon Vietnam Voyage, que esteve sempre em contacto, com calor e empatia.

Notaremos, na parte das montanhas, um elevado número de horas de estrada, entre três e quatro por dia, mas o itinerário que escolhemos tornou-as necessárias. Foi o preço a pagar por uma imersão profunda em lugares que poucos turistas visitam. A vantagem de ser conduzido e ter um veículo confortável, com um guia e um grupo alegre, fez com que os tempos de estrada passassem de uma forma alegre.

O contraste com a segunda parte da viagem, com o cruzeiro e as actividades de planície e praia, tudo em hotéis soberbos, faz-nos apreciar duplamente a experiência.

Esperamos que a nossa experiência o inspire e desejamos-lhe uma excelente viagem ao Vietnam! E se estiver a considerar uma viagem ao Vietnam do Norte, consulte o nosso guia completo: Viagem ao Vietnam do Norte.